Banco Daycoval registra Lucro Líquido 58,5% maior em 2017

Data: 08/11/2017

O Banco Daycoval, especializado em crédito para empresas, pessoas físicas, câmbio (comércio exterior e turismo) e investimentos, registrou um Lucro Líquido 59,8% superior no acumulado dos nove meses de 2017 em relação a igual período de 2016. A soma atingiu R$ 391,5 milhões. Se levarmos em consideração somente o Lucro Líquido do terceiro trimestre, o montante foi de R$ 143,6 milhões, 58,5% a mais na comparação com o ano passado.

O ROAE (Retorno sobre o Patrimônio Líquido) ficou em 19,9% no fim do terceiro trimestre. No acumulado dos nove meses, esse indicador foi de 18,8%, mantendo-se bem elevado.

A Carteira de Crédito Ampliada, por sua vez, atingiu os R$ 14,1 bilhões, um crescimento de 4,8% em 12 meses e 1,6% no trimestre. Mantendo a diversificação, os empréstimos para empresas representam 60,7% do total da Carteira. O consignado conta com 35% do montante. Crédito para veículos responde por 3,9% e os 0,4% restante está distribuído em outros produtos. É importante reforçar que o Daycoval é um banco pulverizado e diversificado em todas as suas operações. Em Setembro deste ano, apenas 5,4% do total da carteira estava concentrada nos 10 maiores clientes. Ao serem considerados os 50 maiores clientes, o índice de concentração fica em 13,4%.

Um dos fatores que colaboraram positivamente com o resultado das despesas foi a redução das provisões. Durante o terceiro trimestre foi constituída provisão de R$ 91,9 milhões, 48,9% inferior ao segundo trimestre. Ao serem analisados os últimos 12 meses, houve uma melhora de 43,3%.

Alinhamento
A Carteira de Crédito está alinhada em prazos e preços com a Captação e atingiu R$ 14,9 bilhões, um crescimento de pouco mais de 10% em um ano. O Daycoval entende que uma gestão eficiente se caracteriza por manter posição de caixa elevado e seus prazos de ativos e passivos casados. Além disso, é importante reforçar que o Banco conta com um caixa livre de R$ 4,4 bilhões, praticamente 1,5 vez o valor do Patrimônio Líquido, que encerrou o trimestre com R$ 2,9 bilhões.

“Apesar da melhora no Lucro Líquido durante o trimestre, crescimento na Carteira de Crédito e redução na provisão para créditos de liquidação duvidosa, continuamos observando com cautela a volatilidade para 2018. Continuamos trabalhando com crescimento sustentável da Carteira, margens elevadas, garantias e prazo curto”, disse o diretor executivo Morris Dayan.

“Acreditamos que há uma recuperação na confiança das empresas e das pessoas físicas, que já começa a refletir em nossa Carteira, no entanto, é um movimento que sugere uma melhora gradual. Para estar preparado para qualquer cenário, o Daycoval investe desde 2016 no lançamento de novos produtos, processos, comitês, sustentabilidade, inaugura novas agências e também contrata pessoas. O Banco ampliou sua equipe comercial e investiu em projetos que buscam dar mais conhecimento e qualidade de vida aos colaboradores. Isso faz muita diferença”, complementou o diretor Institucional e de Relações com Investidores do Daycoval, Ricardo Gelbaum.

Solidez e Presença Nacional
Outros indicadores importantes que reforçam a solidez do Daycoval são o Patrimônio Líquido de R$ 2,9 bilhões; Ativos Totais de R$ 23,2 bilhões e Índice de Basileia III de 15,9%.

Já no que se refere aos ratings (classificação de risco), as notas atribuídas pelas principais agências do mundo comprovam o baixo nível de risco e a solidez conquistada nas operações.

Por fim, a capilaridade no atendimento é outro ponto forte no Banco Daycoval. A companhia conta com 39 agências estabelecidas em 21 Estados, mais o Distrito Federal. Além disso, possui uma agência nas Ilhas Cayman, que representa um instrumento essencial tanto para a Captação de recursos, quanto para a abertura de linhas comerciais e de relacionamento com bancos correspondentes. No segmento destinado às pessoas físicas, o Daycoval trabalha com promotores terceirizados (principais distribuidores dos produtos de varejo), além de contabilizar 38 lojas Daycred, 33 postos de câmbio (o Banco atua, também, por meio de parcerias com operadoras e agências de turismo) e 33 postos Daypag para financiamento de multas à despachantes.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE O RELEASE COMPLETO AQUI: https://www.daycoval.com.br/RI/Site/Arquivos/Pdf/Daycoval%20Release%203T17%200811.pdf